Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais
“Junto aos devidos conteúdos programáticos, ampliam-se a capacidade de reflexão e consciência crítica dos alunos.”
Grade curricular
1º ano
- Língua Portuguesa – preparação para leitura
- Língua Portuguesa – preparação para escrita
- Conhecimento das Ciências Sociais
- Conhecimento das Ciências Naturais
- Conhecimento das Noções lógico-matemáticas
- Educação Física
- Arte
- LEM Inglês
- Ensino Religioso
- Ciência Maker/Tecnologia
- Música
- Conhecimento de Mundo – Normalização
- Conhecimento de Mundo – expressão e coordenação motora
2º ao 5º ano
- Língua Portuguesa
- História/ Geografia
- Ciências
- Matemática
- Educação Física
- Arte
- Inglês (aula diária)
- Ensino Religioso
- Ciência Maker/Tecnologia
- Música
Orientada pela sistematização progressiva de aprendizagens e experiências vivenciadas no processo escolar, a proposta da Escola proporciona o contato da criança com as múltiplas linguagens, essencial em seu desenvolvimento e na aquisição de domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Nesta fase, o aluno amplia a sua compreensão e a sua atuação no ambiente natural e social.
Nas séries iniciais, promove-se uma alfabetização lúdica e personalizada na qual a criança é protagonista, e que mobiliza diversas áreas do conhecimento ao participar de atividades interdisciplinares, com ênfase no trabalho colaborativo e criativo, que valoriza as singularidades.
Aulas diárias de Inglês que contribuem para desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais por meio de conceitos transdisciplinares. Além dos aspectos linguísticos, o inglês atua como veículo para aprendizagem de outras áreas de conhecimento.
Os alunos do 5º ano, sem taxa extra, são preparados e realizam o exame de certificação internacional TOEFL Primary (Test of English as a Foreign Language) para estimular e reconhecer o esforço individual, além de familiarizá-los com esse contexto de avaliação de forma gradativa.
Aulas NEUROMAKER para uma completa imersão no campo da programação, robótica e ciência maker.
Horário 2024
1º ano – das 12h50min às 17h30min
2º e 3º ano – das 13h20min às 17h50min
4º e 5º ano – das 13h20min às 17h50min (2 vezes na semana) e 18h40min (3 vezes na semana), conforme organização das turmas.
Período Integral:
das 7h30min. às 12h45min – alunos do 1º ano do EFI;
das 7h30min às 13h – alunos do 2º ao 5º ano do EFI.
“Análise, crítica e escolha de decisões são metas que permeiam a grade curricular, nesta etapa que finaliza o Fundamental.”
Grade curricular
- Língua Portuguesa
- História
- Geografia
- Oficina Pedagógica
- Oficina de Texto – Redação
- Ciências Físicas e Biológicas (6º ao 8º ano)
- Ciências Aplicadas – Laboratório (6º ao 9º ano)
- Química e Física (9º ano)
- Matemática
- Educação Física
- Arte
- L.E.M. Inglês (6º ao 9º ano com uma aula diária)
- Ensino Religioso
- L.E.M. Espanhol (8º e 9º ano)
- PRASER – Projeto de Vida (7º ao 9º ano)
- Yoga (7º, 8º e 9º ano)
Nesta etapa, é preciso fortalecer a autonomia dos estudantes, oferecendo-lhes ferramentas e condições para acessar e interagir com os diferentes conhecimentos e fontes de informação. No propósito de desenvolver e ampliar o senso crítico e analítico dos pré-adolescentes deste segmento é que os diferentes componentes curriculares são pensados para compor a grade curricular.
Nessa etapa, ainda, usa-se de rigor científico e de metodologias coerentes com os temas de cada área do conhecimento, sem, contudo, deixar de valorizar a escuta, o diálogo, o trabalho coletivo e a partilha, a fim de que nossos alunos assumam a corresponsabilidade no processo de sua própria aprendizagem.
O PRA_SER é um projeto de acolhimento socioemocional e de escuta nas relações que faz parte de um conjunto de ações de cuidado oferecidas aos nossos alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais.
Entre as atividades propostas no PRASER, estão as Rodas de Conversa que visam proporcionar um ambiente saudável para que nossos jovens possam aprender a solucionar problemas e abrir novos caminhos com independência, perseverança e respeito, entendendo a importância do saber ouvir, negociar, ceder e cooperar. Dentro do Projeto, são também oferecidas aulas de Yoga, em horário complementar, para alunos de 7º, 8º e 9º ano.
Aulas diárias de Inglês, para todo o Fundamental II, trabalhando diferentes áreas de conhecimento, experimentando o idioma em situações significativas e de acordo com a faixa etária, com aulas em Inglês e não de Inglês. Além disso, alunos do 9º ano serão preparados e realizarão, sem taxa extra, o exame de certificação internacional TOEFL Junior (Test of English as a Foreign Language).
Horário 2024 – Ensino Fundamental II – Matutino:
6º ano – três vezes por semana, das 7h às 12h; duas vezes por semana, das 7h às 12h45min.
7º ano – duas vezes por semana, das 7h às 12h; três vezes por semana, das 7h às 12h45min.
8º ano – cinco vezes por semana, das 7h às 12h45min.
9º ano –cinco vezes por semana , das 7h às 12h45min.
Período Integral
das 13h30 min às 17h30min
Eventualmente, se necessitar realizar trabalhos em grupo, o aluno de Ensino Fundamental II deve solicitar autorização ou reservar horário com o responsável pela Biblioteca.