Agende uma visita (11) 5589 5444 Agende uma visita
Notícias

Agende sua Visita

Preparamos com muito carinho momentos especiais para receber sua família.

Deixe seu contato que em breve enviaremos mais informações sobre esse encontro.

Será uma alegria ter vocês conosco e apresentarmos a nossa  proposta de ensino, as metodologias adotadas em sala de aula e todo o espaço que seu(sua) filho(a)  poderá desfrutar, ao optar pelo Colégio Nossa Senhora do Rosário.

O Colégio Nossa Senhora do Rosário tem compromisso com uma formação integral do aluno em suas diferentes dimensões: intelectual, emocional e espiritual.

Oferecemos uma prática pedagógica de excelência fundamentada no carisma Anastasiano-Dominicano e nos valores que são a verdade, a justiça, a solidariedade, o respeito, buscando transformar vidas e construir uma sociedade mais humana e mais fraterna.

Desenvolvemos um trabalho social que transforma vidas e promove justiça, agindo em locais cujos moradores apresentam situação de vulnerabilidade social e econômica.

É nessa intenção que a comunidade é convidada a participar de campanhas, e alunos de anos finais do Ensino Fundamental e todos de Ensino Médio voluntariam-se para atuar em creches, asilos, abrigos e hospitais, em horários livres, desenvolvendo, em si próprios, o senso de cidadania.

Desde 2011, estendemos nossa área de atuação para as proximidades da Comunidade Boqueirão – Ipiranga – com uma escola de Educação Infantil para oferecer oportunidade às crianças da região terem uma educação acolhedora e de qualidade.

 

Espaços organizados para estimular o desenvolvimento das crianças e jovens. De acordo com as necessidades específicas das diferentes faixas etárias e das atividades praticadas. Salas de aula equipadas com recursos tecnológicos, laboratórios de ciência, física e química, quadras poliesportivas, capela, teatro, restaurante e lanchonete.

Saiba mais sobre nós

Vídeo Institucional
Novo prédio do EM
Novos Espaços Ed Infantil
2023

Nesta passagem, o Colégio Nossa Senhora do Rosário chega à significativa marca dos 80 anos de sua fundação (1943-2023).

Escolhe-se o lema comemorativo - Educando para o cuidado - com base no que tem sido a missão da Escola por 8 décadas. E, entre outras formas celebrativas, inaugura as instalações do Ensino Médio, iniciadas em 2018, e lança o projeto para novos espaços da Educação Infantil e 1º ano.

2022

Neste ano, o Rosário abre uma ampla e especial sala para Aulas de Neuromaker.

O termo moderno aplica-se à teoria e às atividades que visam despertar, nas crianças de 6 aos 10 anos, o gosto pela Ciência, conectando-as com os desafios dos tempos atuais, e ampliando, nelas, o desenvolvimento da criatividade, da comunicação e do espírito colaborativo.

2020

No longo e penoso período de pandemia, o Rosário autoeduca-se, ainda mais, na política dos cuidados. Funciona obedientemente às restrições impostas pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

Em ritmo lento, respeitam-se os serviços de conservação e as obras das novas instalações para o Ensino Médio.

2019

A Biblioteca, sempre considerada o coração de uma escola, teve outra fisionomia e outra localização dentro do Rosário.

Em 2019, o setor, remodelado, ganha um ar de aconchego e luminosidade. O espaço não se destina apenas ao acondicionamento do número crescente de obras, mas ao estudo em grupos, à contação de histórias e à hora de leiturinhas do público infantil.

2018

Sempre pensando no bem comum dos estudantes e na necessidade maior da comunidade educativa de São Paulo, as Irmãs cedem o espaço, que ocuparam como residência por décadas, para o início da construção de novo prédio destinado ao Ensino Médio.

2016

O Rosário segue sua trajetória educativa de vida plena e abre sua agenda especial de festividades para a comemoração jubilar dos 800 anos de Fundação da Ordem Dominicana. A Ordem de São Domingos – à qual Madre Anastasie e seguidoras ligaram-se, no século XIX – obtém, em 1216, o documento papal que lhe permite ser considerada, oficialmente, uma Ordem religiosa. São Domingos, por sua vez, será santificado em 3 de julho de 1234.

2013

Entre as atividades de rotina, este ano deixa-se marcar por várias atividades que refletem o espírito de uma escola em comemoração de seu 70º aniversário de fundação. Em 2013, o foco está em você, aluno rosariano; em vocês, pais, educadores – mestres ou funcionários – rosarianos.

2011

Dá-se início à realização de uma expectativa ambiciosa nutrida por um grupo de Irmãs: destinar a uma comunidade da Favela do Boqueirão, Ipiranga, oportunidades de desenvolver crianças, adolescentes e jovens adultos, com o mesmo carinho devotado aos alunos desta Casa. Uma escola, um centro de reuniões, vários cursos lá estão para formar cidadãos criativos e livres como os nossos.

2008

Seguindo uma tendência de várias outras instituições religiosas de ensino, o Colégio Nossa Senhora do Rosário transfere, para excelentes mãos de leigos, o encargo da direção. Irmã Conceição Jacintho passa para Delma Tavares o posto de diretora. Contudo, permanecem imutáveis o carisma e a filosofia dominicanas.

2006

O velho teatro teve de ser repaginado a fim de acompanhar as novas necessidades da plateia. Projetou-se para ter acústica perfeita, acomodações modernas e confortáveis, tudo de acordo com um público que ali está para ver e ouvir os melhores momentos de uma encenação, de um conjunto musical, de um solo, de uma comemoração.

2005

Para que a turma do Integral pudesse ter suas salas arejadas, claras e prontinhas ainda nesse início de ano, um grupo de homens pegou no pesado, com rapidez. Por isso, no dia 24 de fevereiro, no momento da cerimônia de inauguração, os alunos não só posaram para as fotos, como cumprimentaram o pessoal da obra. A diretora, irmã Conceição Jacintho, faz esse encontro acontecer.

2002

Alarga-se o programa sociorreligioso do Colégio, que passa a estender suas atividades para além do estado de São Paulo, indo fincar suas atividades em Monte Formoso, no Vale do Jequitinhonha, MG. Um grupo de professores e alunos desta Capital e vai conhecer, pessoalmente, a terra e as pessoas com que estabelecerão ligações e participarão ativa no Projeto JequitiRos.

2001

Em 21 de setembro de 2001, a comunidade rosariana ganha o Complexo Esportivo e Aquático Rosário englobando o Ginásio Rosário e o Véritas, remodelados e modernizados (Construtora A. Yoshii Engenharia), além de 2 piscinas cobertas e aquecidas, vestiários, Salas de Dança, Salas de Judô, Música e Enfermaria.

1996

Remodelação das fachadas exteriores, também obra do artista sacro Cláudio Pastro. Substituição de um derradeiro jardim central pelo edifício destinado ao Curso Infantil, com ambientes e recantos especiais para a gente pequena.

1993

A Capela passa por uma restauração com o surgimento de painéis litúrgicos e vitrais do artista Cláudio Pastro. Inaugura-se, solenemente, em 2/10 de 93, com a presença de alunos, familiares, autoridades, corpo docente, Irmãs e, a diretora, Conceição Jacintho da Silva. Também em 1993, o Rosário abraça o movimento PAF (Porta Aberta aos Famintos), inspirado por pe. Alfredo Kuntz.

1992

Da parceria entre o Colégio e a APAMECO, o Ginásio Véritas apresenta seu moderno piso assoalhado e se abre para jogos de modalidades específicas.

1984

Com menos de 50 alunos e tendo à frente um único professor, as noites do Rosário se animam com a Escolinha de Esportes da APAMECO. Em 2001, as atividades teriam 21 professores atuando em várias modalidades e complementando a educação dos rosarianos.

1978

O Ginásio de Esportes Rosário tem sua inauguração em 8/4/78, obra que se ergue pela iniciativa da APAMECO (Associação de Pais e Mestres).

1972

A escola torna-se mista em todas as suas turmas e, conforme determinação estadual, substitui os cursos colegiais por cursos profissionalizantes. Não há mais clássico, científico ou magistério e sim Tradutores e Intérpretes, Publicidade e Laboratório. Logo mais surgiria um curso de Computação. Também por determinação oficial, tais especificações desapareceriam e assumiriam o nome genérico de Curso Colegial, tempos depois.

1968

Ano do Jubileu de Prata. Inauguração oficial do Teatro (Engenheiro responsável: dr. Ayrson Iabutti) com a peça Os Pequenos Burgueses, de Máximo Górki. Os papéis masculinos são representados por alguns elementos de um grupo amador e por rapazes do Colégio Arquidiocesano. Nesse ano, comemoram-se os 25 anos do Rosário com a bênção das salas do prédio novo, construído sob a gestão da diretora irmã Maria Eni de Oliveira.

1961

O Colégio tem 1.140 alunos. A Capela, ainda nos acabamentos finais, assiste à Primeira Eucaristia com 74 crianças. A missa inaugural acontece num dia 13 de maio, justamente em homenagem ao Dia das Mães.

1960

Funda-se a APAMECO (Associação de Pais e Mestres do Colégio) lançada, em sessão solene, no dia 16 de outubro, no Teatro João Caetano.

1958

Lançamento, sob os olhos de Madre Maria Bernadete e do bispo auxiliar de São Paulo, dom Paulo Rolim Loureiro, da pedra fundamental da atual Capela.

1955

O primeiro prédio de aulas, em estilo moderno, bem distinto dos velhos casarões, inaugura-se com as bênçãos do reverendo frei Domingos Maia Leite, prior dos Dominicanos, na presença de alunos, familiares, irmã Mª Alexis – a então empreendedora dirigente da escola, de seu irmão e arquiteto responsável, Francisco Camargo Souza e de toda a comunidade. A Casa já conta com 850 alunos. Também funcionam, no prédio, cursos da Aliança Francesa e Cultura Inglesa.

1954

Às 3 alunas que já compunham, desde 52, o Curso Clássico, juntam-se mais 3 do Curso Científico e 43 do recém-formado Curso Normal Livre Nossa Senhora do Rosário. Nessa mesma data, aparece o primeiro movimento de ex-alunas do Colégio, ADA, unindo a saudade de reencontros com uma função sociorreligiosa exercida na Vila Santa Catarina e em Guarulhos, por 13 anos.

1951

Forma-se a primeira turma ginasial no Salão Nobre do Colégio Arquidiocesano. Adota-se, oficialmente, o nome de Colégio Nossa Senhora do Rosário.

1948

Neste ano, o Curso Nossa Senhora do Rosário passa a ter, além de turmas de pré e de primário, também 33 alunas que inauguram a fase ginasial.

1945

O ano recomeça com 290 alunas. As festas de maio e outubro, em honra à Virgem Maria e Nossa Senhora do Rosário, respectivamente, já são acontecimentos para as famílias do bairro e familiares dos alunos. Há coroação de Maria e pequenas procissões no pátio forrado de pétalas de flores dos jardins dos arredores, tudo sob o comando da irmã Mª Albertina.

1944

Em fevereiro, as aulas reabrem já com 114 alunos. Acontecem duas comemorações religiosas de importância: a Consagração ao Imaculado Coração de Maria e a Primeira Eucaristia durante a festa de Nossa Senhora do Rosário. Com 35 crianças recebendo a Primeira Eucaristia, a missa é celebrada pelo reverendo frei Bertrando, num altar improvisado em sala de aula, tão pequena é a Capelinha da Casa.

1943

No casarão nº 2 da av. Altino Arantes, Vila Mariana, inicia-se um intenso serviço para começar as aulas do Curso Nossa Senhora do Rosário. O primeiro dia de aula recebe 15 alunos. Em setembro, o número de matrículas chega na casa de 74 alunos do curso primário.

Saiba mais sobre nós

Vídeo Institucional

Agende sua visita

Envie sua mensagem ou ligue para 5589 5444.