Projeto Conviver Rosário 2026
24/06/2026| Por RosarioNeste primeiro semestre de 2026, realizamos diversas ações do Projeto Conviver Rosário, uma iniciativa desenvolvida em conjunto pelas equipes de Coordenação e Orientação Educacional.
Na Educação Infantil, o foco é aprender a conviver.
As crianças são convidadas a reconhecer o outro, compartilhar espaços, expressar sentimentos e construir os primeiros combinados de convivência. Esse processo é fortalecido por um projeto de educação socioemocional desenvolvido de forma progressiva ao longo da Educação Infantil. Inicialmente, as propostas favorecem o reconhecimento e a nomeação das seis emoções de base, em seguida, ampliam o vocabulário, a compreensão dos sentimentos e o desenvolvimento de estratégias para lidar com eles. No final da Educação Infantil, aprofundam a vivência de virtudes e valores como respeito, gratidão, empatia e cooperação.
Esse trabalho acontece principalmente por meio de histórias, que convidam as crianças a refletirem sobre emoções, comportamentos, relações e tomada de decisão. Ao comparar as narrativas e os cenários com as situações do cotidiano escolar, aprendem a compreender a si mesmas, a respeitar o outro e a construir relações justas, desenvolvendo habilidades essenciais para a convivência.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, o foco é o respeito e a empatia.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, desenvolvemos um trabalho contínuo voltado à educação socioemocional, com foco no respeito, na empatia e na construção de relações saudáveis. Por meio de dinâmicas, histórias, rodas de conversa, brincadeiras e experiências do cotidiano, as crianças são convidadas a refletir sobre seus sentimentos, compreender diferentes perspectivas e reconhecer a importância de acolher, ouvir e respeitar o outro. As propostas incentivam atitudes de cuidado, cooperação, escuta e responsabilidade, promovendo a vivência de gestos concretos de gentileza, partilha e colaboração nas relações diárias. Mais do que aprender sobre estes valores, as crianças têm a oportunidade de colocá-los em prática em situações reais, fortalecendo atitudes de solidariedade, respeito às diferenças e compromisso com o bem-estar coletivo.
Esse trabalho está em consonância com as competências gerais da BNCC, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do autoconhecimento, da empatia, da comunicação, da responsabilidade e da convivência ética. As práticas são planejadas de forma intencional e contínua, articulando objetivos pedagógicos às necessidades reais de convivência de cada turma, considerando suas singularidades, desafios e potencialidades.
Desta forma, o trabalho socioemocional se consolida como parte integrante do cotidiano escolar, sendo constantemente construído e ressignificado a partir das interações, dos vínculos e também dos conflitos que emergem no dia a dia. Cada grupo é acompanhado em sua especificidade, o que permite intervenções pedagógicas mais sensíveis, formativas e eficazes, favorecendo a construção de um ambiente escolar mais acolhedor, respeitoso e colaborativo. Assim, fortalecemos não apenas o desenvolvimento individual de cada estudante, mas também a qualidade das relações interpessoais e a formação de uma comunidade escolar mais consciente, empática e responsável.
No Ensino Fundamental Anos Finais, o foco é a autonomia e a convivência responsável.
A equipe de Orientação Educacional/ Convivência e a Psicóloga Escolar (Projeto Pra_Ser) desenvolvem ações permanentes ao longo da rotina escolar, atuando de forma preventiva e formativa. São realizadas rodas de conversa, mediações de conflitos, atendimentos individuais e coletivos, intervenções em sala de aula e projetos que incentivam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
As atividades focalizam temas como empatia, respeito às diferenças, responsabilidade, autocontrole, resolução pacífica de conflitos, comunicação assertiva e fortalecimento dos vínculos interpessoais. Além disso, os estudantes são orientados a refletir sobre as consequências de suas escolhas, o uso ético das tecnologias e das redes sociais, bem como sobre a importância da participação ativa e responsável na comunidade escolar.
A equipe também acompanha situações que possam impactar o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes, promovendo escuta qualificada, acolhimento e diálogo com as famílias e professores sempre que necessário. Dessa forma, busca-se construir um ambiente seguro, respeitoso e acolhedor, favorecendo o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, autônomos e comprometidos com a convivência da relação saudável.
No Ensino Médio, o foco é a cultura do respeito e da responsabilidade.
As ações favorecem a construção de um ambiente mais ético, acolhedor e consciente, preparando os jovens para atuar no mundo com empatia e compromisso coletivo. Dessa forma, o Conviver fortalece valores essenciais para a formação integral dos estudantes, incentivando o respeito às diferenças, o diálogo, a cooperação e a responsabilidade nas relações.
Além disso, contribui para o desenvolvimento da autonomia, estimulando os alunos a assumirem um papel mais ativo em sua trajetória escolar. No Ensino Médio, esse processo se amplia por meio do protagonismo estudantil, incentivando os jovens a participarem de forma consciente e responsável de suas escolhas, desafios e projetos, tornando-se agentes de seu próprio aprendizado. Assim, desenvolvem maior senso de responsabilidade em relação aos estudos, fortalecendo hábitos de organização, disciplina e rotina.
Mais do que um conjunto de atividades, trata-se de uma proposta educativa que promove a convivência saudável e o desenvolvimento de competências acadêmicas e socioemocionais, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com uma sociedade mais justa e solidária.
No segundo semestre, o Conviver Rosário continuará promovendo ações para nossos alunos refletirem, dialogarem e construírem relações cada vez mais saudáveis no ambiente escolar.
