Agende uma visita (11) 5589 5444 Agende uma visita

Projeto Conviver Rosário 2026

Neste primeiro semestre de 2026, realizamos diversas ações do Projeto Conviver Rosário, uma iniciativa desenvolvida em conjunto pelas equipes de Coordenação e Orientação Educacional.

Na Educação Infantil, o foco é aprender a conviver.

As crianças são convidadas a reconhecer o outro, compartilhar espaços, expressar sentimentos e construir os primeiros combinados de convivência. Esse processo é fortalecido por um projeto de educação socioemocional desenvolvido de forma progressiva ao longo da Educação Infantil. Inicialmente, as propostas favorecem o reconhecimento e a nomeação das seis emoções de base, em seguida, ampliam o vocabulário, a compreensão dos sentimentos e o desenvolvimento de estratégias para lidar com eles. No final da Educação Infantil, aprofundam a vivência de virtudes e valores como respeito, gratidão, empatia e cooperação.

Esse trabalho acontece principalmente por meio de histórias, que convidam as crianças a refletirem sobre emoções, comportamentos, relações e tomada de decisão. Ao comparar as narrativas e os cenários com as situações do cotidiano escolar, aprendem a compreender a si mesmas, a respeitar o outro e a construir relações justas, desenvolvendo habilidades essenciais para a convivência.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, o foco é o respeito e a empatia.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, desenvolvemos um trabalho contínuo voltado à educação socioemocional, com foco no respeito, na empatia e na construção de relações saudáveis. Por meio de dinâmicas, histórias, rodas de conversa, brincadeiras e experiências do cotidiano, as crianças são convidadas a refletir sobre seus sentimentos, compreender diferentes perspectivas e reconhecer a importância de acolher, ouvir e respeitar o outro. As propostas incentivam atitudes de cuidado, cooperação, escuta e responsabilidade, promovendo a vivência de gestos concretos de gentileza, partilha e colaboração nas relações diárias. Mais do que aprender sobre estes valores, as crianças têm a oportunidade de colocá-los em prática em situações reais, fortalecendo atitudes de solidariedade, respeito às diferenças e compromisso com o bem-estar coletivo.

Esse trabalho está em consonância com as competências gerais da BNCC, especialmente no que se refere ao desenvolvimento do autoconhecimento, da empatia, da comunicação, da responsabilidade e da convivência ética. As práticas são planejadas de forma intencional e contínua, articulando objetivos pedagógicos às necessidades reais de convivência de cada turma, considerando suas singularidades, desafios e potencialidades.

Desta forma, o trabalho socioemocional se consolida como parte integrante do cotidiano escolar, sendo constantemente construído e ressignificado a partir das interações, dos vínculos e também dos conflitos que emergem no dia a dia. Cada grupo é acompanhado em sua especificidade, o que permite intervenções pedagógicas mais sensíveis, formativas e eficazes, favorecendo a construção de um ambiente escolar mais acolhedor, respeitoso e colaborativo. Assim, fortalecemos não apenas o desenvolvimento individual de cada estudante, mas também a qualidade das relações interpessoais e a formação de uma comunidade escolar mais consciente, empática e responsável.

No Ensino Fundamental Anos Finais, o foco é a autonomia e a convivência responsável.

A equipe de Orientação Educacional/ Convivência e a Psicóloga Escolar (Projeto Pra_Ser) desenvolvem ações permanentes ao longo da rotina escolar, atuando de forma preventiva e formativa. São realizadas rodas de conversa, mediações de conflitos, atendimentos individuais e coletivos, intervenções em sala de aula e projetos que incentivam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

As atividades focalizam temas como empatia, respeito às diferenças, responsabilidade, autocontrole, resolução pacífica de conflitos, comunicação assertiva e fortalecimento dos vínculos interpessoais. Além disso, os estudantes são orientados a refletir sobre as consequências de suas escolhas, o uso ético das tecnologias e das redes sociais, bem como sobre a importância da participação ativa e responsável na comunidade escolar.

A equipe também acompanha situações que possam impactar o bem-estar e o desenvolvimento dos estudantes, promovendo escuta qualificada, acolhimento e diálogo com as famílias e professores sempre que necessário. Dessa forma, busca-se construir um ambiente seguro, respeitoso e acolhedor, favorecendo o desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, autônomos e comprometidos com a convivência da relação saudável.

No Ensino Médio, o foco é a cultura do respeito e da responsabilidade.

As ações favorecem a construção de um ambiente mais ético, acolhedor e consciente, preparando os jovens para atuar no mundo com empatia e compromisso coletivo. Dessa forma, o Conviver fortalece valores essenciais para a formação integral dos estudantes, incentivando o respeito às diferenças, o diálogo, a cooperação e a responsabilidade nas relações.

Além disso, contribui para o desenvolvimento da autonomia, estimulando os alunos a assumirem um papel mais ativo em sua trajetória escolar. No Ensino Médio, esse processo se amplia por meio do protagonismo estudantil, incentivando os jovens a participarem de forma consciente e responsável de suas escolhas, desafios e projetos, tornando-se agentes de seu próprio aprendizado. Assim, desenvolvem maior senso de responsabilidade em relação aos estudos, fortalecendo hábitos de organização, disciplina e rotina.

Mais do que um conjunto de atividades, trata-se de uma proposta educativa que promove a convivência saudável e o desenvolvimento de competências acadêmicas e socioemocionais, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com uma sociedade mais justa e solidária.

No segundo semestre, o Conviver Rosário continuará promovendo ações para nossos alunos refletirem, dialogarem e construírem relações cada vez mais saudáveis no ambiente escolar.