Prevenção contra o bullying na escola

O Colégio gostaria muito de ver esse tema desaparecer no horizonte, jamais falar insistentemente sobre ele.

Como isso é um sonho, e a vida exige ações, sempre preparamos, a cada ano, uma atividade que esmiúce pormenores do triste assunto. Escolhemos o 6º ano do F II para capitaneá-la.

No 1º semestre, na área do Ensino Religioso e dentro do Laboratório de Informática, procedeu-se a uma pesquisa a respeito do bullying para “sentir” os estudantes dessa faixa etária, que, sabemos, já entraram em contato com a prática odiosa, de uma forma ou de outra. No 2º, assistiram a um filme motivacional e procederam a um Tribunal de Júri Simulado: um grupo atuou como advogados de Defesa; outro como Promotores e, ainda, um terceiro como juízes.

O réu, personagem do filme, que se enredou num complicado caso a ser assim julgado, passa por uma a uma das fases até ouvir sua sentença. Todo o material recolhido deveria compor em trabalho a ser apresentado para colegas mais jovens, de 3º,4º e 5º anos do Fundamental I. Até a encenação final, cheia de sucesso, pelo envolvimento e animação de ambas as partes, aconteceram discussões sobre ideias, propostas de alunos, bem como divisão dos vários papéis. Lidar com o problema: única saída para que diminua ou suma…



Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.