Felizes coincidências

Não faltou oportunidade para chamarmos, aqui, atenção sobre o fato de como as crianças gostam do tema
Dinossauros! Assistem , encantados, a filmes; leem ou escutam, curiosos, histórias daqueles tempos perdidos nos tempos; fazem coleções de miniaturas dos, vá lá que sejam, bichinhos. Ficam até aborrecidos ao saber que os dinos e os serem humanos nunca, mas nunca mesmo, se encontraram num passado remotíssimo.

Mas não havíamos noticiado, ainda, que os 4ºs anos receberam a visita dos autores Luiz Eduardo Anelli e Celina Bodenmuller como uma atividade dentro do Projeto Dinos.
Os estudantes estavam encantados por encontrarem adultos de respeito que adoram o mesmo assunto que eles.
E mais encantados ficaram ao saber que, no dia anterior, Luz E. Anelli havia recebido o Prêmio Jabuti por uma obra conjunta  com Rodolfo Nogueira, versando justamente a respeito de quê? Dos dinossauros brasileiros!

Foi ótimo que os estudantes rosarianos compartilhassem a alegria do paleontólogo por ter seu trabalho reconhecido pela Câmara Brasileira do Livro, na premiação mais importante de todo o Brasil. A Câmara é, justamente, a entidade que criou e  que distribui, ano após, estatuetas representativas a vários tipos de autoria escrita. A referida estatueta tem, não por acaso, a escultura de um jabuti, muitíssimo aparentado com os tataravós dinos e de natureza muito brasileira.

Como a educação se constrói também por intermédio de acasos da sorte, a garotada aprendeu sobre o Lagarto Dentuço e Cia., sobre a existência do reconhecimento raro de talentos nacionais e sobre a emoção de conhecer, em pessoa, um nome laureado: tudo no mesmo dia.

Livro premiado:

O livro apresenta as primeiras linhagens ancestrais de dinossauros do Brasil- as grandes estrelas da nossa pré-história – até sua extinção há 66 milhões de anos. Ricamente ilustrado, conta em detalhes a jornada desses animais, bem como a evolução das paisagens pré-históricas brasileiras. As detalhadas reproduções das espécies em seu ambiente de vida são criação de um estudioso brasileiro no assunto, o professor e paleontólogo Luiz Eduardo Anelli e de Rodolfo Nogueira, um paleoartista nacional. De leitura fácil e instigante, reunirá diferentes gerações para conhecer as histórias que os dinossauros brasileiros têm para contar sobre o nosso passado profundo.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.