Tiago Tamborini: uma senhora palestra

O Rosário fez um convite, a plateia de pais compareceu. O tema, O jovem do século XXI: Decifrando uma nova geração.

Uma sinopse foi colocada anteriormente, a fim de que todos se inteirassem do que ouviriam. Acreditamos que o prometido foi cumprido.

Vamos, agora, apenas sintetizar o que nos pareceu de importância central, com o objetivo de atrair novas adesões familiares, assim que um próximo convite aparecer.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES DO PALESTRANTE

– Consumismo – Algumas crianças e jovens ganham tudo e perdem sentido do valor da conquista. Antes, precisavam agir corretamente o ano todo para serem presenteados ao final. Agora, são presenteados constantemente para ter um bom desempenho no término do ano letivo.

– Competição – A face positiva do competir é a superação dos próprios limites, é persistir. Muitas vezes, porém, a competição serve para humilhar o oponente. Isso quando não  aparece o desejo de esperar que tudo lhe seja facilitado, que, eventualmente, as coisas caiam do céu.

– Autonomia –  Há exemplos de pais orgulhosos com a forma pela qual seus filhos demonstram perfeito domínio sobre a tecnologia virtual, tão sedutora à juventude. Mas digam, senhores pais: eles são autossuficientes para efetuarem a própria inscrição no Enem, nos vestibulares?

Como sempre se diz, a paternidade é um longo aprendizado. Ou não?

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.