As muitas faces do ato de educar

Sempre que possível, o Colégio Nossa Senhora do Rosário alimenta sua filosofia educativa fundamentada em parcerias  – Escola, Família, Alunos –  com ações efetivas.

Desta vez, dos dias 4 a 19 de outubro, tais ações serão marcadas por um ciclo de palestras com os professores da Casa, Pablo Teruo Siguematsu (Física) e José Everaldo Nogueira Jr. (Português).

A temática de todas envolve toda a comunidade do Rosário: famílias, coordenadores, professores, alunos/ filhos. Com a realização das diferentes palestras, pretende-se conhecer e reconhecer ângulos significativos da riquíssima vida de nossas crianças e adolescentes. O circuito de palestras assim foi dividido, conforme o público a que se destinam:

  • 4/10, para mestres do Fundamental II e Ensino Médio: O cérebro  adolescendo
  • 10/10, para mestres do Fundamental I e Infantil: O mundo que falamos
  • 18/10, para alunos de 8º ano do Fundamental II  a 3ª série do Ensino Médio: O barato que sai caro – efeitos das substâncias psicoativas no cérebro

 

19/10, para Pais ou Responsáveis: às 19h15min – Teatro

Adolescência: desdobramentos e riscos. Compreender para empreender

O que faz com que um adolescente compreenda seu mundo de uma e não de outra forma? Trata-se de um ou de vários mundos? É possível agir no sentido de compreender o universo adolescente e interferir positivamente nele?

Esta palestra tem o objetivo de promover, primeiramente uma compreensão sobre as principais mudanças que ocorrem no cérebro durante esse período da vida, e no segundo momento, uma reflexão sobre a importância da linguagem na interação com os adolescentes, tendo em vista as possibilidades de desbravar o intrincado mundo dos jovens, bem como os riscos que eles correm. Dessa forma, nós, adultos influenciadores, temos mais condições de compreender o mundo do adolescente não apenas para orientar, mas para poder empreender com eles.

Solicitamos confirmar a presença pelo e-mail: palestra@rosarionet.com.br

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.